quinta-feira, 15 de maio de 2008

Como instalar/experimentar uma distribuição Ubuntu? - Parte I

Boas! O post de hoje, é sobre o Wubi uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Windows instalarem, neste caso o Ubuntu ou derivados, como uma aplicação. O processo de instalação é totalmente automático tendo o utilizador somente de escolher a partição em que o deseja instalar, o espaço a ser ocupado pela instalação, a língua, o nome e a password do utilizador. É tudo! Se quiser desinstalar o Ubuntu, basta proceder a desinstalação como faria com uma outra aplicação qualquer no Windows, ou seja Painel de Controlo->Adicionar e Remover Programas.

1º - faça o download do ubuntu (este utiliza o gestor de ambiente gráfico gnome) ou kubuntu (este utiliza o gestor de ambiente gráfico kde). Sugiro que de uma vista de olhos nos seguintes screenshots: ubuntu 8.04 e kubuntu 8.04 antes de decidir qual das distribuições utilizar. Na minha opinião, para novos utilizadores que tenham experiência em ambientes Windows, o gestor de ambiente gráfico kde é mais fácil de utilizar que o gnome.

2º - após o download, fica-se na posse de um ficheiro com extensão iso que contém o sistema operativo e os programas. Este ficheiro deve ser gravado num cd (existe também a opção de o executar através de um simulador, p.e. o daemon tools). Se alguem tiver problemas com este processo, recomendo a leitura desta resposta à um comentário.

3º - basta inserir o CD na drive de CD/DVD-rom e fazer duplo clique neste ou esperar pelo auto-arranque para se obter a seguinte janela (no caso de não aparcer nenhuma janela, "entre" no CD e execute o umenu.exe):

A 1ª opção permite testar o ubuntu a partir da funcionalidade Live CD, e permite proceder-se a uma instalação de raiz onde o utilizador tem total controlo da mesma. A 2ª opção permite a funcionalidade disponibilizada pelo Wubi, que é a que vamos utillizar. A 3ª opção permite obter ajuda e encontrar mais referências sobre o assunto no site do Ubuntu. Clique na 2ª opção

Nesta janela escolhe-se a partição do disco onde se pretende efectuar a instalação; a quantidade de espaço do disco a utilizar (sendo o minimo de 4GB); a escolha do gestor de ambiente gráfico; a lingua em que o sistema vai ser utilizado (pode sempre proceder a sua modificação após a instalação) e por fim o nome e password do utilizador. A janela de instalação tem o seguinte aspecto:
No fim da instalação é necessário reiniciar o computador. A seguinte figura ilustra esta situação:



Após reiniciar o computador, o ultizador é confrontado com o seguinte ecrã aonde deve ser feito a escolha do sistema operativo a iniciar:



Com esta funcionalidade, experimentar a distribuição GNU/Linux Ubuntu e derivados, é mais simples. Experimente e conte-nos a sua experiência!

No caso de optar pela funcionalidade Live CD (esta funcionalidade permite experimentar o sistema operativo sem instalar nada no disco rigido, no entanto a experiência de utilização é mais lenta porque os dados são carregados a partir da drive de CD/DVD-ROM) e não quer entrar na parte de configuração da BIOS para seleccionar o boot através da drive de CD/DVD, efectua os seguintes passos para obter a mesma funcionalidade de forma simples e rápida (para remover esta funcionalidade basta remover a "aplicação" Ubuntu na lista de programas do Windows):






1 comentário:

FABIO GOMES ROCHA disse...

Bom dia Senhores, venho parabenizar pelo blog, e gostaria de manter contato, pois represento a ASOLBR, associação de Software Livre do Brasil, fundada no inicio deste ano, e gostariamos de estreitar contatos com grupos de outros países da lingua portuguesa.
www.asolbr.com.br ou www.aslbr.com.br
gomesrocha@gmail.com
www.ehelp.eti.br